top of page
Homem que escuta auscultadores
SINOPSE

SINOPSE

O Projeto Teatro Falado é uma ação social pioneira no Brasil, criada pela Ligados Ao Futuro – ONG, com objetivo de ampliar cultural, educacional e socialmente deficientes visuais, cegos e com baixa visão, levando conhecimento e vivencia através da Arte.

O projeto consiste na criação do que chamamos de TEATRO FALADO, uma vertente dos áudio livros produzidos pelas editoras a fim de ampliar seu alcance editorial. Então estamos tratando do conceito de áudio teatro.

Nosso projeto, como um todo prevê uma ampla abordagem aos vários dramaturgos e dramaturgas do Brasil e do mundo. Todas as épocas, etnias e estilos.

Mas para iniciarmos com a 1ª Coleção do Projeto Teatro Falado homenagearemos o brasileiríssimo Martins Pena com seis de suas obras mais importantes. Todas sob Domínio Público.

TÉCNICA

As peças são gravadas como eram feitas as radio novelas, interpretadas por atores e atrizes profissionais com e sem deficiência visual, com músicos com e sem deficiência visual, além de sonoplastas profissionais, especializados nos climas das histórias produzidas exclusivamente para serem “apenas” ouvidas.

 

INEDITISMO

  • Peças de teatro não são exatamente o foco das editoras que vendem áudio livros, o que determina ainda mais a segregação de deficientes em nossa sociedade e também do público em geral; e

 

  • Nos compromissamos a ter atores, atrizes, diretor musical, cantoras e músicos cegos e/ou com baixa visão na Criação das Obras através de mecanismos que permitam que não haja NENHUMA DIFERENÇA dos profissionais na execução do trabalho.

 

  • Parceria com uma das mais importantes Cias de teatro do Brasil, a premiada CiaTeatro Epigenia com 23 anos de fundação. A quase 20 anos prestamos assessoria em seus projetos de Formação de Plateia. Realizamos assessorias e produções que já levaram milhares de jovens ao teatro, muitos pela primeira vez.

Apreentação

Teatro Falado  é uma Coleção de leituras dramatizadas de peças de teatro, com tratamento de radionovela, ambientação descritiva, sons e trilha sonora objetivando o publico com deficiência visual. A proposta para esse edital, é produzir a primeira coleção de áudio teatro para cegos e baixa visão, diminuindo esse abismo cultural.

A "Coleção Martins Pena de Teatro Falado" com 06 peças teatrais do dramaturgo brasileiro contará com uma mescla de profissionais cegos e com baixa visão no elenco, com artista sem a deficiência visual.

CONCEITO

 

O Teatro Falado é um produto cultural especialmente confeccionado para os deficientes visuais COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DE 06 DEFICIENTES VISUAIS, que será disponibilizado gratuitamente no site criado especificamente para o projeto com link para os principais APPs de música, assim os mais de seis milhões de deficientes visuais no Brasil poderão ter acesso às obras teatrais de um de nossos dramaturgos mais importantes: Martins Pena.

Serão seis peças de teatro sendo trabalhadas, ensaiadas, adaptadas para nosso tempo, com criação de músicas, trilhas sonoras, sonoplastias, atores e atrizes dirigidos por um renomado diretor teatral, além de preparação de voz e canto. Assim criaremos a Coleção Martins Pena de Teatro Falado com a qualidade e compromisso de uma espetáculo de teatro profissional. Temos como público alvo direto os deficientes visuais (cegos e com baixa visão) que terão acesso GRATUITO esta primeira coleção, mas o alcance desta ação é imensurável se pensarmos que podemos ampliar nosso horizonte apresentando o conteúdo para alunos de escolas públicas, terceira idade, etc.

Um projeto SEM LIMITES TERRITORIAIS, feito na região sudeste, no Rio de Janeiro, mas para TODO O TERRITÓRIO NACIONAL e com certeza para os brasileiros, e a comunidade Lusófona formada pelos povos e nações que compartilham a língua e cultura portuguesas em todo mundo.

OS CLIMAS DE UM FILME FALADO

As peças teatrais serão gravadas como eram feitas as radio novelas, interpretadas por atores e atrizes profissionais com e sem deficiência visual, com músicos com e sem deficiência visual, além de sonoplastas profissionais, especializados nos climas das histórias produzidas exclusivamente para serem “apenas” ouvidas.

A parceria com uma companhia de teatro profissional, agregando um potente fator qualitativo no processo e resultado final. A CiaTeatro Epigenia, com 23 anos de fundação, é dirigida por um dos mais importantes diretores de teatro da atualidade, o premiado Gustavo Paso. Com ele chegam atores de grande experiência no teatro, tv e cinema brasileiros, além do treinador vocal Dodi Cardoso, mais de 30 anos de profissão e o diretor de áudio André Poyart. Com uma proposta de mesclar profissionais, o projeto ainda conta com um Consultor na Adaptação das obras para os deficientes visuais, Cleber Tolini (baixa visão), que será assistente de direção e ator em todas as obras.

Todo material, salvo as peças de Martins Pena (todas de domínio público), terá um conteúdo INEDITO, tudo será criado para cada uma das seis obras do autor como fazemos no teatro profissional. As musicas tema das peças, a trilha sonora e sonoplastia serão criadas por Ananda Torres e Mário André Medella, ambos cegos, e André Poyart (Epigenia).

A atriz cega Moira Braga, além de atuar nas peças, fará a Coordenação Contato com Instituições para a “doação” das obras. Com a tecnologia a nosso favor, o que antes era um projeto que seria doado para bibliotecas de áudio livros em mídia física, os “CDs”. Agora iremos criar a Biblioteca TEATRO FALADO no site exclusivo do projeto, com link para todas as obras, além de colocarmos a BIBLIOTECA TEATRO FALADO nos principais APPs de música (Spotify, Apple Music, Amazon Music, YouTube Music, Deezer), incluindo a Serviço Global de Livros ABC (ABC Global Book Service), que internacionaliza qualquer livro de áudio, anteriormente conhecido como TIGAR Service.

Apresentação

Equipe de Criação

Equipe de Criação

Uma intensa e revigorante parceria de abrangentes profissionais com suas individualidades, tentando se ajudar mutuamente, pois sabemos que todos nós somos deficientes de algo.

A deficiente visual, cego ou de baixa visão, não pode ser ainda mais

cerceado de futuros, trabalhos e perspectivas

de uma vida normal!

JUSTIFICATIVA

JUSIICATIA

É primordial citar que ao indicar a “atividade(s) abrangida(s) pelo Projeto” colocamos a “Criação”. Mas é muito importante que possamos falar sobre a real abrangência do Teatro Falado. Nosso projeto é inclusivo, apesar de ser criado na região sudeste, ele não tem fronteiras nacionais nem internacionais; abrange a “FORMAÇÃO”, pois trabalha a formação dos atores e atrizes cegos a partir da oportunidade de serem dirigidos por um diretor de teatro renomado, com uma carreira atuante nas áreas de teatro e licenciatura; somos pura “REFLEXÃO”, mas essa abrangência ao se falar de teatro é lugar comum, todos os projetos de teatro, se tem qualidade, tem reflexão; mas o “INTERCÂMBIO” é unilateral, sabemos, mas não ter barreiras torna o produto muito potente e como citamos, as obras podem ser ouvidas e sentidas em qualquer lugar do mundo; e, por fim, trazer para o foco as obras de Martins Pena é cultuar a “MEMÓRIA” do que há de melhor em nossa cultura.

O último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, mostra que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 506 mil cegas e cerca de 6 milhões com baixa visão.

Existem duas maneiras para que os deficientes visuais possam obter conhecimento, entretenimento ou ficar em dia com as notícias: lendo os poucos livros produzidos em Braille ou ouvindo rádio (a TV pouco ajuda o deficiente visual). Existe, além do livro em Braille, o Livro Falado - é o livro gravado para a pessoa cega, lido por voluntários.

Desde muito tempo o ato de ler para pessoas cegas é uma prática importante para garantir que elas tenham acesso à informação, à literatura e à cultura de forma inclusiva. Passados os anos, hoje temos várias maneiras de fornecer essa experiência, cada uma adaptada ao nível de cegueira e às preferências da pessoa. Áudio livros, gravações de livros narradas por vozes humanas ou sintéticas, é a principal delas. Eles podem ser baixados ou reproduzidos em dispositivos de áudio, como smartphones, tablets ou players específicos.

Mas o acesso à toda a cultura nacional e mundial é dificultada por inúmeros motivos. A realidade desse público é muito dificultada, quando não é pelo preço dos produtos, é pela pouca abrangência e variedade da produção no país.

 

Limitado horizonte cultural

Num panorama atual, na Biblioteca de uma das instituições mais importantes do país, Dorina Nowill, existe a DORINA TECA, uma biblioteca de áudio livros. Nela constam 446 livros, sendo apenas 10 deles peças de teatro. Mesmo assim, este único material teatral não tem uma leitura dramatizada, não existe interpretação, pois, na gravação, o voluntário "apenas" lê o original sem que haja um direcionamento artístico. Uma peça de teatro lida apenas por UMA pessoa? Eles limitam-se a cuidar da dicção e a respeitar a pontuação. Esses cuidados são essenciais, mas não evitam o tom monocórdio da “leitura”, consta em pesquisas que, na maioria das vezes, os cegos adormecem facilmente sem que a leitura, mesmo para esses deficientes, desperte seu interesse por serem enfadonhas, sem nenhuma “cor”, intenção ou ação na voz do voluntário que as lê. Precisamos nos ater a essa falta de qualidade nas leituras. E o que é o teatro sem a Ação!? O que é o teatro sem o Ator/Atriz!?

Em 2009 quando criamos este projeto, (até hoje sem nenhum patrocinador!) a DORINA TECA tinha 380 títulos, 14 anos depois, apenas 66 a mais.

Autores brasileiros não figuram neste pequeno acervo teatral.

 

ABC Global Book Service

Nossa Coleção Martins Pena de Teatro Falado será disponibilizada no Serviço Global de Livros ABC (ABC Global Book Service) que internacionaliza qualquer livro de áudio, anteriormente conhecido como TIGAR Service, é um catálogo on-line que permite que bibliotecas participantes para cegos e organizações que atendem pessoas com dificuldades de acesso a textos impressos, conhecidas como entidades autorizadas, obtenham facilmente o conteúdo acessível de que necessitam. O Serviço apoia os objetivos do Tratado VIP de Marraquexe a nível prático.

MATINS

Coleção Martins Pena de Teatro Falado

 

O Juiz de Paz da Roça (1842)

A Noite de São João (1845)

As desgraças de uma criança (1846)

O inglês maquinista (1847)

O Noviço (1847)

Quem Casa, Quer Casa (1847)

 

Cultuar a dramaturgia brasileira é considerar, valorizar e preservar a rica tradição teatral do Brasil. Isso envolve uma série de atividades e atitudes que consideram para a apreciação e promoção da dramaturgia nacional. Martins Pena desempenhou um papel fundamental na renovação do teatro brasileiro do século XIX. Ele dinâmica um estilo de comédia mais voltado para a vida cotidiana e os específicos da sociedade brasileira da época. Suas peças tratavam de temas e situações do dia a dia, retratando diferentes classes sociais e suas interações de forma humorística e crítica.
 

ficha&elenco

Ficha técnica e Elenco

Direção

Gustavo Paso

 

Adaptação e atualização de textos

Cleber Tolini e Gustavo Paso

 

Direção Musical e Composições e Trilha Sonora

Ananda Torres

 

Direção de Estúdio

André Poyart

 

Coordenação logística com Instituições

Moira Braga

 

Composições e Trilha Sonora

Ananda Torres e Mario André Medella

 

Músicos

Mario André Medella (violão), André Poyart (baixo) , Ananda Costa (piano) e Sara Bentes (voz)

 

Sonoplastia

André Poyart

 

Preparação Vocal

Dodi Cardoso

Diretora de Produção

Luciana Fávero

Cleber Tolini – BAIXA VISÃO

Sara Bentes – CEGA

Moira Braga – CEGA

Luciana Fávero

Claudio Moreno – CEGO

Tatiana Sobral

Vinicius Cattani

Glaucio Gomes

 

bottom of page